A Unidade de Inovação Tecnológica – Unit – é um empreendimento que articula demandas de capacitação tecnológica e gera programas coletivos voltados à cadeia produtiva do setor de gemas e joias.

A primeira Unit foi inaugurada pelo Governo de Minas em 2009, em um projeto coordenado pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais / CETEC-MG, com recursos FINEP-SEBRAE.

A AIM Consultoria participou ativamente de todas as etapas do processo, desde 2005, tendo inicialmente realizado o Diagnóstico da Tecnologia Produtiva de 05 empresas participantes do projeto.

A partir deste estudo fizemos a idealização da Unidade de Inovação, com projeto de oficinas e laboratórios de suporte aos setores de produção e certificação em lapidação, gemologia e joalheria. Este trabalho consistiu em especificar equipamentos, insumos, fornecedores e layout do espaço físico de oficinas de Lapidação e Ourivesaria, além de Elaborar Manual de Procedimentos de Produção (BPF) para UI em conjunto com a equipe do projeto. Participamos também da elaboração do Plano de Negócios da Unidade e elaboramos seu Programa de Capacitação Tecnológica.

Em continuidade ao projeto inicial de implantação da UNIT, o CETEC aprovou junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais /SECTES-MG um novo projeto para a ampliação e consolidação da Unidade.

Neste projeto as nossas atividades envolveram planejar a ampliação da Unit com instalação de módulos de Lapidação Automatizada e Prototipagem Rápida para Joalheria, além de participar no desenvolvimento de produtos e na Implantação de sistema de avaliação de conformidade da primeira coleção Joias do Mucuri.

Atualmente a UNIT é gerida pela UEMG, e atua em Teófilo Otoni como uma Unidade de interface entre a Rede de Apoio Tecnológico formada pelas Universidades e Centros de Pesquisa envolvidos e o Setor Produtivo local.

papelcartaUNIT